Não há dúvida de que a lavadora e a secadora são dois elementos que tornaram nossas vidas muito mais fáceis. Já nos habituamos a colocar a maioria de nossas roupas e outros itens de tecido na máquina de lavar e depois na secadora. Depois de algumas poucas horas, tudo está limpinho e sequinho. Tem coisa melhor?
Mas nem tudo são flores. Vez ou outra, surge aquela decepção quando um de seus itens de vestuário favoritos é completamente destruído depois de ser lavado e seco, ou quando você descobre que sua lavadora ou secadora foi danificada por um dos itens dentro dela. Para evitar essas situações desagradáveis que acontecem com frequência, fizemos uma lista de 6 itens que você não deve colocar na máquina de lavar, bem como três tipos de itens que não devem ir à secadora.
6 itens que não devem ser lavados na máquina
1. Travesseiro de espuma
O chamado travesseiro de memória ganhou notoriedade nos últimos anos, e é um bom item para quem tem problemas na coluna, assim como para bebês e crianças. Ao contrário dos travesseiros comuns, feitos com material sintético que pode e deve ser lavado ocasionalmente, esse tipo de espuma deve ficar longe da máquina de lavar roupa, pois pode ficar enfraquecido e danificado, e até se transformar em pedaços.
Como a espuma é feita de uma substância hipoalergênica que repele a poeira, essas almofadas não precisam de muita limpeza, e caso fiquem sujas, basta esfregar um pano úmido sobre a mancha ou sujeira. Além disso, observe a etiqueta no travesseiro ? se indicar que o item pode ser lavado à mão, lave-o em uma bacia ou pia cheia de água com um sabão inodoro e hipoalergênico.
Também pode lhe interessar:
Aquela Meia-Calça Velha Não É Lixo!
Você sabia que a aveia é muito mais que um alimento?
Renove suas roupas brancas com essas dicas incríveis!
O que significam essas palavras do português de Portugal?
2. Itens com pelos de animais
Qualquer um que tenha um animal de estimação peludo, como um cachorro ou um gato, sabe o incômodo que o pelo pode causar, especialmente quando fica em nossas roupas. Se você achava que a solução era simplesmente jogar as roupas na máquina de lavar e deixá-las fazer o seu trabalho, você está totalmente enganado! Quando o pelo fica molhado no processo de lavagem, ele pode se agarrar ainda mais à roupa, ou criar bolas de pelo que se prenderão na máquina ou vão entupir lentamente os canos de escoamento. Portanto, quando você quiser lavar roupas cobertas de pelo, remova-os primeiro com uma escova ou fita adesiva, então coloque na máquina.
3. Sutiã
Seus sutiãs provavelmente são itens importantes que você não quer danificar, então, quando quiser lavá-los, não se apresse em jogá-los na máquina de lavar. Isso porque, durante o processo de lavagem e o contato com a água, os sutiãs podem facilmente perder a forma e a rigidez, e ficam enrugados e danificados. Os ganchos do sutiã também podem danificar outros itens que estão na máquina. A forma mais segura e correta de lavar os sutiãs é com as mãos, mas, caso queira mesmo lavá-los na máquina, coloque-os em uma bolsa de lavagem delicada.
4. Rendas e bordados
Qualquer item que esteja ornamentado e decorado com rendas e bordados deve ficar longe da máquina de lavar, pois a lavagem pode danificar esses enfeites delicados. O mesmo vale para itens semelhantes que estejam colados à peça, já que podem se soltar dentro da máquina. Além disso, bordados, rendas e laços podem ser rasgados e danificados ao entrar em contato com botões, fechos, ganchos ou zíperes. A melhor opção para esses itens é simplesmente lavá-los à mão ou, como alternativa, passá-los para as lavanderias.
5. Itens muito grandes
A regra é muito simples: se você tem um item muito grande que mal cabe na máquina e não deixa espaço extra, desista de lavá-lo, porque se o item não tiver espaço suficiente para se movimentar dentro da máquina, então dificilmente vai sair limpo.
Além disso, é importante saber que a máquina pode ter problemas internos ou até mesmo quebrar se você lavar itens como edredom ou cobertores. Essas lavagens devem ser feitas em uma lavanderia profissional, que têm máquinas adequadas para isso ou podem fazer lavagem a seco.
6. Itens feitos de lã, veludo ou caxemira
Todos os itens de vestuário feitos de tecidos naturais, como lã, veludo ou caxemira não são adequados para o movimento rápido e intenso da máquina de lavar roupa. Se você fizer isso, as peças vão ficar emaranhadas, danificadas, encolhidas e inutilizáveis.
Se esses itens ficarem sujos e você quiser limpá-los, verifique se as cores não desbotam na água e, em seguida, faça o seguinte método: dissolva o sabão em uma pia ou banheira cheia de água quente. Mergulhe toda a roupa na água até que esteja completamente coberta. Após 10 a 15 minutos de imersão, esvazie a pia e retire a roupa. Em seguida, encha a pia ou a banheira com água fria e limpa e mergulhe a roupa novamente para lavá-la. Finalmente, torça a roupa suavemente, enrole em uma toalha seca e pendure para secar.
Itens que você não deve colocar na secadora
1. Trajes de banho
Itens de banho como biquínis, sungas e maiôs são feitos de lycra. Esse tecido pode até resistir ao calor da praia, mas as temperaturas extremamente altas do secador doméstico podem danificá-lo, e podem estragar as peças. Não é o cloro ou a água salgada que pode enfraquecer o tecido do seu traje de banho, tornando-o disforme e inadequado para o uso - pelo contrário, é a secadora que faz isso. Portanto, é melhor deixar secando no varal.
2. Meia-calça
A meia-calça é muito delicada para ser colocada na secadora, pois o calor pode danificar o tecido fino da peça. A melhor opção é realmente pendurar no varal, ou deixar próximo a uma fonte de calor.
3. Macacão
Os ganchos e botões do macacão podem bater nas paredes e danificar a máquina. Para evitar que isso aconteça, a melhor forma de secar esta peça é pendurando-a no varal.